Acessos: 2.507.148

VOCÊ SABIA...que, no dia 25 de maio de 2000, foi fundado o GRUPO AMIGOS DA FOTOGRAFIA DE RIBEIRÃO PRETO? - No dia 7 de maio de 2000, alguns fotógrafos ribeirão-pretanos trocaram as primeiras ideias para formação de um grupo unido em torno da arte de fotografar. Na reunião do dia 25 de maio de 2005, foi redigida a ata da Assembleia que fundou o Grupo “Amigos da Fotografia de Ribeirão Preto”. Numa sala cedida pela Casa da Cultura reuniram-se as seguintes pessoas: Sérvulo Affonso de Souza Neto, Luiz Fernando Maistrello Gaya, Helci Ferreira Gilaverde, Elza Abreu Rossato, João Henrique Rossato, Carlos Eduardo Mioto Pigari, Elson Apolinário de Alencar e Ricardo Azevedo de Abreu, considerados membros fundadores, todos fotógrafos profissionais e amadores, os quais deliberaram as seguintes diretrizes : 1.Desenvolvimento intelectual no campo da fotografia, seu significado histórico e sua importância no mundo atual; 2.A aglutinação de interesses na arte fotográfica, sobretudo as técnicas nas suas mais variadas formas; 3.Divulgação do Grupo através da participação de seus membros em todo e qualquer concurso de fotografia, quer no âmbito nacional ou internacional; 4.Análise e discussão dos trabalhos apresentados em concursos internos e exposições, sempre sob o prisma do incentivo e da crítica construtiva; 5.Trabalho em equipe; 5.Promover cursos e workshopping aos seus associados e demais interessados no aprendizado da fotografia; Dentre os eventos mais importantes do grupo, destacamos o 1º lugar na Bienal Cor de São Paulo em 2003, Desde a sua fundação, o Grupo Amigos da Fotografia tem estado sempre presente nos principais acontecimentos culturais da cidade e registra para acervo do MIS – Museu da Imagem e do Som, diversas imagens clicadas nesses eventos. Tem promovido o Salão Internacional de Arte Fotográfica de Ribeirão Preto, bem como o Salão Nacional de Arte Fotográfica Monocromática de Ribeirão Preto. Vale destacar o importante trabalho do casal Elza e João Rossato (in memoriam) e de Antônio Carlos Tórtoro,  para que o grupo cumprisse os seus objetivos e principalmente para a preservação da memória de Ribeirão Preto, com as fotos e textos dos livros “O PASSADO MANDA LEMBRANÇA” – VOLUMES I,II,III e IV e, mais, PIACEVOLEZZA, sobre o antigo Colégio Santa Úrsula. A sede do grupo está estabelecida à Rua Prof. José Coelho Gomes Ribeiro, 286 - Jd. Novo Mundo - CEP: 14092-220 - Ribeirão Preto – SP - Tel.: 0xx16 3624-2044.

VEJA AS SINOPSES DOS CITADOS LIVROS NOS LINKS:

VEJA O VÍDEO DO LANÇAMENTO DO LIVRO "O PASSADO MANDA LEMBRANÇA IV":