VOCÊ SABIA...que, no dia 28 de junho de 1903, nasceu, em Jardinópolis-SP, ANTONIO MARINCEK?    Fundou a Escola de Aviação Marincek, instruindo centenas de alunos, dentre eles a mulher e os filhos. A sua foi considerada a “Primeira Família Aviadora do Mundo”, em 1.939. Seus filhos, Hélio e Homilton, foram considerados os menores pilotos do mundo, pois começaram a pilotar com 13 anos. Hélio Marincek foi o menino-prodígio da aviação brasileira. Por sugestão, e contando com o suporte de Assis Chateaubriand, proprietário dos “Diários Associados”, e que, na época, era mais poderoso do que Roberto Marinho, da Globo, Hélio, em voo solo no comando do avião Fairchild F.22 PP-TAY, , no dia 12 de julho de 1939, partiu de Araguari-MG, e, depois, de pernoitar em Ribeirão Preto e São Paulo, no dia 14 chegou ao Rio de Janeiro, pousando no então Aeroporto do Calabouço, hoje “Santos Dumont”. O feito foi amplamente reportado pelos jornais dos Diários Associados e, no Rio, uma multidão recebeu o piloto-mirim, o qual desfilou pela cidade, tendo sido, inclusive recebido pelas mais altas autoridades civis e militares, e pelo então Presidente da República Getúlio Vargas.  Na ocasião, o pai ganhou do Presidente Getúlio Vargas um avião para formação de pilotos. Idênticas homenagens se seguiram em São Paulo, Ribeirão Preto e Igarapava, cidade natal de Hélio Marincek. Em reconhecimento a esse feito, Hélio e seu irmão Homilton foram contemplados com matrícula no Colégio Militar da então Capital da República. Hélio fez brilhante carreira na FAB, aposentando-se no posto de coronel-aviador, e  Homilton formou-se em engenharia, tendo com o pai Antônio Marincek empreendido a construção, na  Chácara da família, do Ipanema Clube, no bairro Campos Elíseos. Antonio Marincek faleceu em 02/05/1991, tendo sido homenageado pela COHAB-RP com o nome de um Conjunto Habitacional.