Efemérides

23/10/1869 – nasce, em Rezende-RJ,  o ex-prefeito ( de Batatais e Ribeirão Preto) RENATO JARDIM. Foi Jornalista

23/10/1895 - Fundação da Societá Operária di Mutuo Soccorso e Beneficenza Unione Italiana. Nasceu da fusão da Sociedade Umberto I e da Príncipe Amadeo, tendo como seus fundadores os senhores Ângelo Alário, o primeiro presidente,  Valente Fantato, Antonio Meggiorin, Giovanni Beschizza e Carlos Olivi, com o objetivo de educar praticamente os sócios, à fraternidade, à solidariedade e ao mútuo apoio, promover e manter com outras associações italianas, recíproco e cordial relacionamento, tutelar os interesses  econômicos e morais dos associados, assisti-los em caso de doenças ou infortúnio e auxiliá-los em questões particulares. Em 1923, passou a ser denominada Societá Operaria Italiana di Mutuo Soccorso Unione Italiana. Ao depois, em 1941, foi obrigada a mudar de nome, pela ditadura Vargas, para  Sociedade Operária de Socorros Mútuos de Ribeirão Preto.  Ainda,  em 22 de junho de 1945 passou a ser denominada Sociedade de Socorros Mútuos de Ribeirão Preto. Finalmente, em face do novo Código Civil e do Decreto Federal das sociedades civis, em 24 de abril de 2001, resgatou-se as origens com a nova denominação Associação “Unione Italiana” de Socorros Mútuos de Ribeirão Preto.  A primeira sede social localizava-se em terreno à  Rua Saldanha Marinho,  atual Av. da Saudade ao lado da Santa Casa que na fusão de fundação foi trocado pelo terreno na Rua Florêncio de Abreu, esquina com a Rua da Liberdade, atual Rua Comandante Marcondes sendo sua primeira sede social inaugurada em 1914 onde realizavam-se tradicionais bailes sociais, carnavalescos com grandes orquestras, rivalizam com os clubes da cidade. Em 23 de outubro de 1960 inaugurou-se , prédio existente até nossos dias, onde funciona sua sede administrativa e social no número 823 e no salão principal na Rua Florêncio de Abreu 845 , a empresa Mec Toca. Ressalta-se de 1960 a 1990 a Socorros realizava um dos mais animados carnavais populares de Ribeirão Preto, sendo criado no carnaval de 1979 o primeiro concurso de fantasias carnavalescas que no decorrer de sua existência recebeu grandes personalidades do setor como Clóvis Bornay, Maria Alcina, Piná, Imperiais do Ritmo, Mulatas de Beija Flor. A partir de 1990 até a presente data a Socorros passou a se dedicar unicamente e seus propósitos estatutários.

23/10/1906 – voo do 14 Bis, em Paris. Dia da Força Aérea e do Aviador

23;/10/1918 –  Foi constatado o primeiro caso da gripe espanhola em Ribeirão Preto. Foi encontrado no Bosque Municipal um homem muito doente, que chegara de São Paulo. Como a epidemia de gripe já tinha irrompido no Rio de Janeiro, São Paulo e até na vizinha São Simão, o homem foi internado no Hospital de Isolamento. Para enfrentar a epidemia a Câmara Municipal autorizou a instalação de um hospital no prédio do Cassino da Cia. Antarctica Paulista, com 50 leitos (o prédio estava localizado na esquina da rua Amador Bueno a com Américo Brasiliense).

23/10/1947 – Fundada a Academia Estudantina de Letras. Em 09/07/1.951, a Academia Estudantina reuniu-se em Assembléia Geral para a sua reestruturação, passando a denominar-se Academia Ribeirãopretana de Letras. Uma vez reunida, a ARL estabeleceu como data de fundação o 23/10/1947 como homenagem à Academia Estudantina de Letras.