VOCÊ SABIA que, no dia
24 de maio de 1954, a permissão de transporte urbano passou da empresa Antônio
Achê & Cia. para a VIAÇÃO COMETA? A primeira
empresa de ônibus urbanos teria aparecido em 1925, por iniciativa de João Godoy, que traçou o primeiro itinerário, vindo a ser sucedido, em 1928, pela empresa Antônio Milena (hoje nome de rua
nos Campos Elíseos) e Luiz Colucci. Eram 8 veículos, 32 funcionários e circulavam
em três linhas que cobriam a Vila Tibério, Campos Elíseos e Alto da
Cidade. A empresa foi vendida para a
firma Sampaio Teodomiro, a qual, pouco tempo depois, a alienou para Antônio
Achê, o qual, com seus irmãos Manoel, João, Inácio, Nicolau, Sérgio, José,
Alfredo, Elias e Rubens criaram a empresa Antônio Achê & Cia., que prestou
serviços de 1942 até 1954. Tudo foi bem até o início da década de 1950, quando
começaram a surgir problemas de ordem financeira. Com a inflação e alta do
câmbio, a empresa teve os seus custos aumentados (salários, peças, impostos e ônibus
importados) e dificuldades, junto à administração municipal, para aumentar a
tarifa, (problema que afeta as empresas até hoje), e, por consequência, entrou em colapso, vindo a ser cassada a
permissão, não obstante o contrato de 30 anos. Então, a partir do dia 24 de
maio de 1954, assumiu a atividade a Viação Cometa SA, cuja permissão durou 30
anos, tendo realizado bons serviços, com ampliação das linhas e preço compatível.
Simultaneamente, na 2ª. gestão do Prefeito Antônio Duarte Nogueira, foi instituída
a TRANSERP, na condição de empresa de
economia mista da Administração Indireta do Governo Municipal, tendo como
principais atribuições a implantação e a exploração do sistema trólebus, além
da gestão dos serviços de transporte público de passageiros no Município. O
sistema trólebus, acionado a eletricidade, iniciou sua operação comercial em julho de 1982. Todavia, dado
o crescimento da cidade, a exigir novas linhas e ônibus, a alta inflação do
período, bem como a concorrência dos trólebus e o preço administrado da tarifa,
sem o aumento adequado, acabou acontecendo o desinteresse da Viação Comenta SA
na continuidade desse serviço público. Em 1984, o assumiram as empresas
Andorinha (Turb), Transcorp (Grupo Weipar, da Bahia) e Rápido D´Oeste, (Família
José Roberto Felício). A TRANSERP continuou com os trólebus até que os
desativou em junho de 1999, a partir do que a empresa passou a exercer
exclusivamente a função de gestora do transporte coletivo urbano até maio de
2000, quando passou a incorporar as atividades pertinentes à gestão do trânsito
na malha viária municipal, atuando nas áreas de engenharia de tráfego, educação
para o trânsito e fiscalização. Em 2012, nova licitação foi aberta, sendo que
aquelas mesmas empresas e mais a Sertran, de Sertãozinho (Família Luiz Antônio
Felício), venceram-na, formando o CONSÓRCIO PRÓ-URBANO, o qual, desde então, é
o responsável pelo transporte urbano local, fazendo alto investimento
em ônibus (todos relativamente novos), em abrigos e terminais, nem por isso deixando de viver às turras com o Poder Público com o velho problema da fixação do valor da tarifa. E não é apenas esse o problema e, mais, a inflação de custos, a queda de renda da população, o bilhete gratuito para idosos, o desemprego e, para agravar ainda mais, a pandemia, que fazem diminuir sensivelmente o número de passageiros, bem como o faturamento das empresas, prenunciando as mesmas dificuldades enfrentadas pelas empresas anteriores.
VEJA TEXTO SOBRE ANTÔNIO ACHÊ, NO LINK:
http://www.plataformaverri.com.br/?local=voceSabia&mes=6&dia=5
VEJA TEXTO SOBRE O QUE FOI O SISTEMA TRÓLEBUS LOCAL:
http://www.plataformaverri.com.br/?local=voceSabia&mes=7&dia=3
VEJA VÍDEOS SOBRE O ATUAL TRANSPORTE URBANO DE RIBEIRÃO PRETO:
https://www.youtube.com/watch?v=N7p9IBDRgF0
https://www.youtube.com/watch?v=sZiG8nQzF3s
https://www.youtube.com/watch?v=A7t0sYCXbsM
https://www.youtube.com/watch?v=M1jMy4VytuY