VOCÊ SABIA... que, em 24 de novembro de 1883 foi realizado o baile comemorativo da chegada da Estrada de Ferro Mogiana? Como lembrado, no dia anterior (23) fora inaugurada a ESTAÇÃO PROVISÓRIA. Foi a chegada do trem pela vez primeira, instalação do telégrafo, bem como a inauguração da Estação Provisória. Evocando os fatos no dia 1° de julho, em 1872, foi fundada a COMPANHIA MOGIANA DE ESTRADAS DE FERRO e que ela impulsionou o desenvolvimento de RIBEIRÃO PRETO ? Nesse dia, na Câmara Municipal de Campinas, reuniram-se em Assembleia GeraL os acionistas da nova empresa, cuja concessão fora dada nos termos da Lei Provincial n. 18, de 21/03/1872. O primeiro presidente foi Antônio Queiroz Teles (Visconde de Parnaíba). As obras de construção da ferrovia iniciaram-se em 02/12/1872. Em 03/05/1875 era concluída a primeira etapa entre Campinas e Jaguari (atual Jaguariúna), numa distância de 34 quilômetros. Em 27/08/1875,chegava a Mogi-Mirim totalizando 41 Km. Em janeiro de 1878, a estrada chegou a Casa Branca e, em 1882, a São Simão. Em 23/11/1883, a companhia Mogiana chegou a Ribeirão Preto, na Estação Provisória, na esteira do desenvolvimento da cafeicultura. Dois anos depois, em 07/09/1885, foi inaugurada a "Estação Central", prevista também para ser provisória até que fosse construída aquela projetada pelo Escritório Ramos de Azevedo, que nunca saiu do papel. A extensão dos seus trilhos para Ribeirão Preto realmente foi decisivo para o seu desenvolvimento. Trazia a mão de obra imigrante, para a cafeicultura e escoava o café para o porto exportador. Em sentido contrário, trazia tudo que fosse necessário para o campo e cidade. Outrossim, contribuiu, decisivamente, para que a cidade vivenciasse a Belle Époque, trazendo o bom gosto e os produtos que a caracterizavam. Pelos seus trens chegavam as coristas e artistas, francesas e polonesas do Casino Antarctica, de François Cassoulet. Vinham os caixeiros-viajantes que portavam as mais recentes novidades. Vieram os quadros pintados por Benedito Calixto para a Catedral, bem como, desmontaldo, o avião de Luiz Bergmann e, também, a vitoriosa equipe do Comercial FC dos campos do Nordestye. Trouxe, em 1886, a imperatriz Tereza Cristina e o Imperador Dom Pedro II, que prestigiaram a inauguração da estação de Batatais e aqui pousaram de 24 a 25 de outubro. Ainda, por ela partiam as famílias para as férias em Santos e Poços de Caldas ou para a Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, então Capital Federal. Enquanto existiu por aqui, a Mogiana construiu o Ramal de Sertãozinho/Pontal (11/08/1899) e o Ramal de Guatapará (15/11/1910). Adquiriu a Estrada de Ferro Dumont (21/11/1890) e encampou a Estrada de Ferro São Paulo-Minas (29/05/1967). Muitas foram as estações da Cia. Mogiana situadas na área do município. Na linha tronco (que ia até Araguari-MG), as estações Bonfim Paulista (1892), Santa Tereza (1896), Estação do Alto (1911) e Evangelina (1964, do trecho retificado). Do ramal de Guatapará, as estações Silveira do Val (1913), Joaquim Firmino (1913), Francisco Martimiano (1913), Domingos Villela (1913), Mendonças (1912), Monteiros(1912) e Guatapará (1914). Do ramal de Sertãozinho, as Estação do Barracão (1900), Iracema (1898), Júlio Pontes (1910), Sertãozinho (1899), Francisco Schmidt (1906) e Pontal (1903) Com relação à Estrada de Ferro Dumont, a Estação Ribeirão Preto (1890), Estação do Guimarães (1890). Estação Luiz Miranda (1890) e Estação Dumont (1890) No que diz respeito à Estrada de Ferro São Paulo-Minas, a Estação Ribeirão Preto (1928), a Estação Usina Metallurgica (1928), a Estação Evangelina (1928) e a Estação Figueira (1928). Com a retificação da linha tronco, a partir de Bento Quirino até o Entroncamento (Jardinópolis), em 1965, os trens passaram a se servirem da "Estação Nova", no bairro do Tanquinho, deixando de passar pelo centro da cidade. De 1971 a 1998, a ferrovia passou a chamar-se FEPASA (e o transporte de passageiros encerrou-se em agosto de 1997). Por um breve tempo passou para a Rede Ferroviária Federal e, depois foi privatizada, com o nome de FERROBAN, que, no presente, foi incorporada pela FERROVIA CENTRO-ATLÂNTICA (FCA), com a linha estendida até Brasília-DF. Ainda a propósito, é de se lembrar que, em 27/07/1938, cerca de 800 ferroviários da Mogiana, liderados pelo engenheiro Antônio da Costa Coelho, fundaram, no Bairro República, início da rua Guatapará, o Esporte Clube Mogiana, inicialmente com apenas uma piscina, num terreno de mais de 13.000m², sendo complementado por um campo de futebol, o “Campo do Mogiana”, que veio a se tornar o mando do Comercial Futebol Clube, quando se reorganizou em 1954, enquanto não era concluído o "Estádio Francisco Palma Travassos O local foi arrendado e nele instaladas arquibancadas de madeira, com capacidade para 12.000 pessoas. Nascia assim o ESTÁDIO ANTÔNIO DA COSTA COELHO. Como curiosidade, o permissionário do vagão-restaurante foi o comerciante ANTÔNIO BERGAMINI, casado com Luiza Verri.
VEJA A SEDE ADMINISTRATIVA DA CIA. MOGIANA, EM CAMPINAS
https://www.youtube.com/watch?v=E3SQzZs2MxM
VEJA A PRIMITIVA A ESTAÇÃO E A QUE LHE SEGUIU DA MOGIANA, EM CAMPINAS-SP
https://www.youtube.com/watch?v=G_BXd8bXhJU
VEJA VÍDEOS SOBRE A HISTÓRIA DA CIA. MOGIANA:
https://www.youtube.com/watch?v=tKt6zKPEoTc
https://www.youtube.com/watch?v=n9PoNMwOrwU&t=18s
https://www.youtube.com/watch?v=Se04MNYMfVY
https://www.youtube.com/watch?v=2yAWPz-RH1k
https://www.youtube.com/watch?v=FGgE2EP5XVc
VEJA PUBLICAÇÃO SOBRE A CIA. MOGIANA:
http://www.plataformaverri.com.br/index.php?bib=1&local=book&letter=R&idCity=24&idCategory=7&idBook=1523
VEJA INFORMAÇÕES SOBRE AS ESTAÇÕES VELHA E NOVA DA CIA. MOGIANA, EM RIBEIRÃO PRETO.
http://www.estacoesferroviarias.com.br/r/ribpreto.html
http://www.estacoesferroviarias.com.br/r/ribpreto-nov.htm