Acessos: 2.919.784
Você Sabia?
 
Mês:
01 - 02 - 03 - 04 - 05
06 - 07 - 08 - 09 - 10
11 - 12 - 13 - 14 - 15
16 - 17 - 18 - 19 - 20
21 - 22 - 23 - 24 - 25
26 - 27 - 28 - 29 - 30

 

VOCÊ SABIA...que, no dia 23 de novembro de 1883, foi inaugurada a ESTAÇÃO PROVISÓRIA DA CIA. MOGIANA DE ESTRADA DE FERROFoi a chegada do trem pela vez primeira, bem como a instalação do telégrafo.  Construída em terras então pertencentes à Família Villalobos, quase defronte à casa (tombada pelo patrimônio histórico), situada na que é, hoje, a avenida Caramuru), bairro República,  a pequena estação já não existe mais. Duas foram as estações inauguradas nesse dia no Município. Esta em questão e aquela do Distrito de Cravinhos.  Evocando as principais datas da COMPANHIA MOGIANA DE ESTRADA DE FERRO, em 21/03/1872, foi deferida a concessão; em 1°/07/1872, foi realizada a 1a. Assembleia Geral dos Acionistas, tendo sido aprovados o projeto e os estatutos, elegendo-se a primeira diretoria; em 02/12/1872, foram iniciadas as obras do primeiro trecho entre Campinas e Jaguari (atual Jaguariúna). Voltando à Estação Provisória, o local não era da simpatia da Câmara Municipal (exercia o Poder Executivo), a qual, apesar de ter nomeado uma Comissão de festejos, não concorreu com qualquer contribuição financeira para o evento, alegando que assim o faria por ocasião da inauguração da estação definitiva. Mesmo assim o fato foi comemorado condignamente, tendo havido, no dia seguinte um concorrido baile. A propósito, não obstante a relutância da Câmara Municipal, no dia 08/12/1883, o vereador  Manuel Silva Paranhos fez indicação, pedindo a liberação de 172 mil réis, para pagamento do baile. Assim, a estação provisória, ali permaneceu até que ficasse pronta a estação que estava sendo construída cerca de 1 Km à frente. É possível que o desencontro entre a Cia. Mogiana e a Câmara Municipal possa ter tido relação com a urbanização da "baixada", onde, antes serpenteava o córrego com os seus alagadiços exigindo a sua retificação, assim como aterros e a parte viária. Quando restou isso pronto a cidade veio a ser dotada da rua José Bonifácio e da avenida Jerônimo Gonçalves, principais vias de acesso à Estação. Certamente a Câmara Municipal se atrasara no que lhe competia fazer, em contraste com o assentamento, no prazo, dos trilhos. Por conseguinte, e dada a necessidade comercial da ferrovia, deu-se a inauguração dessa Estação Provisória , sendo que a Estação Definitiva, em estilo despojado, acabou sendo inaugurada em 07/09/1885.   Não obstante o tempo transcorrido, e não se sabe bem as razões, se de segurança ou por ainda não ter sido concluída a urbanização, quando da vinda do casal imperial, Thereza Cristina e Dom Pedro II, em 24/10/1886, viajando pela Cia. Mogiana, a recepção deu-se, ainda, nesta estação provisória. Dada a simplicidade da arquitetura da Estação Definitiva, considerada não condizente com a então pujança econômica do Município, em 1914, foi concluído e entregue à Mogiana, pelo famoso arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo, o projeto de uma nova estação, em estilo eclético, à altura da já denominada "Capital do Café". Quadros a óleo mostrando o "futuro" prédio ficaram expostos por anos nas lojas da cidade.  Como a sua construção levaria tempo, optou-se por simplesmente reformar a existente. Assim, a nova estação jamais foi construída.  Houve comentários de que a  efetivação do projeto de Ramos de Azevedo ofuscaria a estação ferroviária de Campinas, sede da Cia. Mogiana. Mas, o que, em verdade, pode ter feito a Mogiana a desistir da nova construção foi a diminuição do movimento de cargas e faturamento decorrente da 1a. Grande Guerra e a crise da cafeicultura, surgida com a Grande Geada de 1918. Assim, a estação local acabou permanecendo tão simples que até mesmo aquela de Casa Branca-SP, em estilo colonial,  lhe sobrepujava na aparência. Ainda a respeito da chegada do primeiro trem na estação provisória, embora não fosse daquele tempo, o historiador Rubem Cione, com sua alma lírica, soube traduzir o impacto que causou na pequena comunidade: “Foi uma notícia que correu os campos e, de toda a parte, afluía o povo, ávido de curiosidade, incrédulo ainda, diante das ruas enfeitadas em inédito espetáculo. Bandeirolas tremulavam à centenas, cruzando as ruas; os ternos pretos de sarjão saídos dos baús e senhoritas em vivas cores de chita anunciavam um grande festival. Foguete, rojões, discursos, tudo pronto. Súbito, um apito prolongado. O povo tremia e vibrava de emoção, chegava o monstro. Alguns, tomados de pavor, corriam. Autoridades, povo e crianças confraternizavam-se, em meio ao atropelo, gritaria, algazarra, confusão, misturando-se aos estouros a anunciar aos ventos uma nova era”. De fato, a chegada do moderno transporte impulsionou o desenvolvimento do município, contribuindo para o escoamento do café, para o porto de Santos-SP, o incremento do comércio e de viagens, bem como da chegada do braço imigrante para a cultura do café em grande expansão.

VEJA AS FOTOS, DENTRE OUTRAS, DA ESTAÇÃO PROVISÓRIA:

https://www.facebook.com/groups/352813591462861/search/?q=Esta%C3%A7%C3%A3o%20Provis%C3%B3ria%20da%20Cia.%20Mogiana

VEJA FOTOS DA ESTAÇÃO DEFINITIVA DA CIA. MOGIANA (1885)

https://www.facebook.com/photo/?fbid=10161812365389187&set=gm.7186814274729391&idorvanity=352813591462861

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2315392321997663&set=gm.7087870674623752&idorvanity=352813591462861

https://www.facebook.com/photo?fbid=2334337623376959&set=pcb.4018065621604288

https://www.facebook.com/photo/?fbid=1973141509464088&set=gm.2185391051538430

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2356964257780962&set=pcb.4087925041285012

VEJA A MAQUETE DAQUELA QUE SERIA A NOVA ESTAÇÃO:

https://www.facebook.com/photo/?fbid=2485002648310455&set=pcb.4526595034084675

VEJA A SEDE ADMINISTRATIVA DA CIA. MOGIANA, EM CAMPINAS

https://www.youtube.com/watch?v=E3SQzZs2MxM

VEJA A PRIMITIVA ESTAÇÃO E A QUE LHE SEGUIU, DA MOGIANA, EM CAMPINAS-SP (HOJE, ESTAÇÃO CULTURA)

https://www.youtube.com/watch?v=G_BXd8bXhJU

https://campinas.com.br/guia/estacao-cultura/

 

VEJA A FOTO DA ESTAÇÃO DE CASA BRANCA (estilo colonial)

https://www.youtube.com/watch?v=4_Ac0Pt2lxM