Acessos: 2.512.923

de BEDUSCHI, Luiz Carlos
Ano: 2000
Editora: Augusta e Respeitável Loja Simbólica Líbero Badaró
Obra lançada em comemoração ao centenário da Loja Macônica "Líbero Badaró", fundada em 1.898. Na estruturaçao da obra, independentemente de uma ordem de colocação,o autor a divide numa parte política, em uma outra institucional de maçonaria e, por fim, trata de focalizar a instituição centenária. Assim é que inicia apresentando um resumo da história de Taquaritinga, desde os primórdios do desbravamento do Sertão de Araraquara, a doação de terras para a implantação do Patrimônio de São Sebastião dos Coqueiros, fazendo parte do grupo de doadores os maçons Bernardino José de Sampaio e o seu cunhado e sobrinho Sebastião Domingos da Silva, a criação do município de Ribeirãozinho( Lei Estadual n. 60, de 16/8/1892) e a instalação da primeira Câmara, em 22/12/1892, a revolução monarquista de 1.902 , com a apresentação dos símbolos municipais e do Hino, destacando, ainda, a presença de integrantes da maçonaria na vida política de Taquaritinga, destacando, nessa parte, os maçons que exerceram o cargo de prefeito de Taquaritinga. Sobre a Maçonaria, em si, o autor discorre sobre a "Situação da Msçonaria Paulista no Século XIX e Início do Século XX" e "A Maçonaria e a Ditadura Vargas", "Instalação do Conselho de Kadosch n. 17, em Taquaringa e "Dirigentes Federais e Estaduais da Maçonaria, Quando Da Comemoração do Centenário"". No que diz respeito à Loja homenageada, relata o autor a sua fundação, traça o perfil do patrono, Líbero Badaró. Considerando a perda dos livros das atas lavradas de 01 de outubro de 1898 a 24 de março de 1.917, o autor ressalta a preciosidade dos livros, a partir de então, sobretudo o "Livro de Cadastro", confeccionado em dezembro de 1.933, por uma comissão especial, para fazer um levantamento completo de todos os Irmãos.Segue a "Galeria dos Fundadores", a "Regularização da Loja", a relação dos "Veneráveis do Período de 1899 a "1907", "A Fundação do Sublime Capítulo", "As Comemorações do Cinquentenário de Fundação da Loja" a Edificação do Primeiro Templo Próprio e Suas Sucessivas Reformas", "Fundação da Loja de Perfeição", "Fundação da Fraternidade Feminina", "Fundação do Capítulo "Líbero Badaró" da Ordem Demolay de Taquaritinga", "As Comemorações do Centenário", "A Galeria dos Veneráveis", "Representantes da Loja junto aos Poderes Executivo e Legislativo" Por fim são relatados os trabalhos de natureza social desenvovido pela Loja "Líbero Badaró", como a Escola, a iniciativa dos trabalhos para implantação da Santa Casa de Misericórdia, com presença fundamental até os dias de hoje.Outro fato marcante foi a cessão das instalações da Loja, transformada em enfermaria durante a gripe espanhola. Ao final, ilustra o autor a obra com fotos das cerimônias e festividades do Centenário, bem como com a relação completa dos membros do Quadro da Loja por ocasião do Centenário.
AUTOR: LUIZ CARLOS BEDUSCHI nasceu em Piracicaba-SP, em 10/11/1944. Engenheiro Agrônomo pela Escola Nacional de Agronomia da Universidade Rural do Brasil, Rio de Janeiro( 1966). Em 1.967, passou a integrar o corpo docente da recém-criada Faculdade de Medicina Veterinária e Agronomia de Jaboticabal, tornando-se o primeiro professor com formação agronômica contratado pela instituição. Galgou todos os degraus da carreira universitária, aposentando-se em 1.997, no cargo de Professor Titular da atual Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias da Unesp-Campus de Jaboticabal. Na Universidade, além das atividades de ensino, pesquisa e extensão, desempenhou várias funções administrativas, entre elas as de Vice-Diretor; Assessor Técnico do Pró-Rreitor de Extensão Universitária e Assuntos Comunitários e Chefe do Departamento de Engenharia Rural. Possui vários trabalhos científicos, técnicos e de divulgação e faz parte da equipe de redação do centenário jornal "O Combate", de Jaboticabal. Foi vereador à Câmara Municipal de Jaboticabal e tem ocupado altos cargos na Maçonaria.Publicou os livros: Faculdade de Medicina Veterinária e Agronomia de Jaboticabal - um pouco de sua história", "Homens de Fé e Perseverança" e "Cem Anos de Tradição", colaborando, também, na elaboração de outros livros sobre Jaboticabal, sendo membro da União Brasileira dos Escritores (UBE).