Acessos: 2.515.910
Livros
A
B
C
D
F
G
I
J
L
M
N
O
P
R
S
T
U
V
 
- São Joaquim da Barra (14)
- São José da Bela Vista (3)
- São José do Rio Pardo (36)
- São Simão (15)
- Sacramento-MG (18)
- Sales Oliveira (7)
- Santa Cruz da Conceição (2)
- Santa Cruz da Esperança (3)
- Santa Cruz das Palmeiras (20)
- Santa Ernestina (2)
- Santa Lúcia (1)
- Santa Rita do Passa Quatro (23)
- Santa Rosa de Viterbo (10)
- Santo Antonio da Alegria (1)
- São Carlos (113)
- São João Batista do Glória-MG (1)
- São João da Boa Vista (10)
- São Pedro da União-MG (1)
- São Sebastião da Grama (1)
- São Sebastião do Paraíso-MG (16)
- São Tomás de Aquino-MG (2)
- Serra Azul (5)
- Serrana (8)
- Sertãozinho (57)
 
São Carlos

Sumário / Índice
A Escravidão em São Calos/SP Inventário Analítico
de RIZZOLI, Álvaro
Ano: 2018
Nº de Páginas: 427 pp.
Editora: EdUFCar
A obra integra a coleção "África e Diáspora" e trata, de forma técnica e abrangente, da escravidão na região de São Carlos, focalizando a condição negra em várias dimensões.
O livro surgiu em decorrência do esforço do autor, enquanto diretor do Arquivo de História Contemporânea da UFsCar, em sistematizar pesquisa em autos judiciais que envolviam escravos e de documentos, como registros de batismo, óbitos e casamentos, que já se encontravam, mas não tanto organizados, sob a Guarda desse Arquivo.
Assim, toda essa documentação ordenada constituiu um inventário no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB) da UFSCar, com o intuito de atender a pesquisadores interessados no tema escravidão, sobretudo em São Carlos.
Em comemoração aos 25 anos desse Núcleo de Estudos, resolveu-se publicar, em forma de livro, esse dedicado trabalho, procedendo à revelação de dados, fatos, verdades da realidade dos negros, no passado e mesmo agora, não só na região como em todo o País.
O autor Álvaro Rizzoli graduou-se em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Rio Claro-SP (atualmente UNESP) e em Ciências Sociais e Jurídicas pela Faculdade de Direito de São Carlos-SP.É mestre em Sociologia Rural pela Escola Superior de Agricultura de Piracicaba-SP, da USP. Igualmente é doutor em História e Filosofia da Educação pela Universidade de São Paulo-USP. Atuou como docente da Universidade Federal de São Carlos(UFsCar), no Departamento de Filosofia e Metodologia das Ciências. Foi também professor titular nas áreas de Direito na Universidade de Ribeirão Preto (UNAERP). Foi fundador do Núcleo Afro-Brasileiros, juntamentes com integrantes do Grupo de Cultura Afro-Brasileiro da UFsCar, estudantes, técnicos administrativos, professores e de liderança do Movimento Negro de São Carlos, de 1991 a 1996.
voltar