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São Carlos

Sumário / Índice
O Parque de Alta Tecnologia de São Carlos
de NOSELLA, Paulo e BUFFA, Éster
Ano: 2003
Nº de Páginas: 157 pp.
Editora: EdUFSCar
Os autores fazem um sério trabalho no sentido de integração Educação (aprendizagem) e prática. Suas pesquisas partem do resgate da história de importantes escolas de São Carlos( Escola Normal, Escola Profissional e Escola de Engenharia). Como pano de fundo, a heterogeneidade do sistema escolar brasileiro, refletindo as diferenças sociais entre os trabalhadores intelectuais e os trabalhadores manuais, entre as artes liberais e as artes mecânicas, entre a teoria e a prática, entre os engenheiros que planejam e os técnicos que executam. Seguindo nessa linha, o tema geral deste livro é a conexão entre a formação universitária e exercício de atividades produtivas. O Parque Tecnológico, com muitos criados pelo Brasil, dentre eles o "Parque de Alta Tecnologia de São Carlos" tem essa função.Assim o Parque Tecnológico torna-se um espaço institucional onde ocorre para vários ex-alunos a conexão entre preparo escolar e a atuação profissional. E o Parque ( Polo) de Alta Tecnologia de São Carlos, criado e gerenciado por empresários e administradores formados pelas duas universidades pública locais - USP e UFSCar -tem a função primordial de construir uma ponte entre ciência e produção, isto é, entre universidade e institutos de pesquisa e empresas, de tal forma que o mundi da produção possa utilizar-se dos conhecimentos científicos, oriundos das pesquisas acadêmicas e que os pesquisadores possam superar a idéia de universidade como produtora de conhecimentos apenas especulativos ou como instituição assistencial. Na estrutura da obra, os autores, na primeira parte, traçam a história e organização do Polo e da Fundação Parque de Alta Tecnologia de São Carlos, conceituando o que é um Parque Tecnológico, as experiências internacionais e no Brasil. Na segunda parte, os autores colhem os depoimentos de pessoas que se envolveram na criação do Parque Tecnológico de São Carlos e na integração com a Universidade.
O autor Paolo Nosella nasceu na Itália (1942), onde se licenciou em Filosofia. Em 1967, veio ao Brasil, para trabalhar em educação popular, no Estado do Espírito Santo, criando as primeiras Escolas da Família Agrícola (EFAs) da Pedagogia da Alternância. Revalidou o curso de Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), colando grau no ano de 1971. No ano seguinte, na mesma Instituição, colou grau de Bacharel em Teologia. Fez Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação na PUC/SP, respectivamente, nos anos de 1977 e 1981. Professor Titular em Filosofia da Educação na Universidade Federal de São Carlos/SP, onde trabalhou desde 1979 nos cursos de Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Fundamentos da Educação. Nesta, foi Diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas (1980-1984), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (1999-2000), Chefe do Departamento de Educação (2002-2005). Em Janeiro de 2007, se aposentou. Hoje integra o corpo docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Nove de Julho de São Paulo (UNINOVE). Orienta Dissertações e Teses em Educação, em três linhas de pesquisa: Trabalho e Educação; Instituições Escolares; História e Teoria do Trabalho Docente e do Educador Social. Publicou artigos e ensaios sobre problemas da educação brasileira, em revistas especializadas. É autor de capítulo dos seguintes livros: Trabalho e Conhecimento; Educação e Cidadania; Trabalho, Educação e Prática Social; Educação como Ato Político Partidário; A Reinvenção do Futuro; Educação e Crise do Trabalho; Os Intelectuais na História da Infância. É co-autor dos livros: A Educação Negada: introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea; Schola Mater: a antiga Escola Normal de São Carlos; A Escola Profissional de São Carlos; A Escola de Engenharia de São Carlos/USP; O Parque de Alta Tecnologia de São Carlos: a difícil integração universidade-empresa; Os professores não erram: ensaios de história e teoria sobre a Profissão de Mestre. É autor dos livros: Por que Mataram Santo Dias?; A Escola de Gramsci; O Centro Universitário de Jaraguá do Sul: uma história de ousadia e determinação; Qual Compromisso Político? ensaios sobre educação brasileira pós-ditadura. Estuda particularmente a produção teórica de Antonio Gramsci. Desde 1985, vêm realizando pesquisas, com o apoio do CNPq. Atualmente, desenvolve um projeto sobre Ensino Médio: formação ou profissionalização.
A autora Ester Buffa possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1966), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1975) e doutorado em Ciências da Educação - Université Paris-Descartes (1979). É professora titular aposentada da UFSCar,SP. Atualmente é professor do PPGE - mestrado e doutorado - da Universidade Nove de Julho, SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, educação brasileira, história de instituições escolares, arquitetura, urbanismo e educação. É assessora ad hoc do CNPq, CAPES, INEP, FAPESP. É membro co conselho editorial de vários periódicos. Publicou vários livros e artigos. Recentemente, publicou seu primeiro livro de poesia. É bolsista produtividade do CNPq desde 1991.

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