Acessos: 2.515.828
Livros
A
B
C
D
F
G
I
J
L
M
N
O
P
R
S
T
U
V
 
- São Joaquim da Barra (14)
- São José da Bela Vista (3)
- São José do Rio Pardo (36)
- São Simão (15)
- Sacramento-MG (18)
- Sales Oliveira (7)
- Santa Cruz da Conceição (2)
- Santa Cruz da Esperança (3)
- Santa Cruz das Palmeiras (20)
- Santa Ernestina (2)
- Santa Lúcia (1)
- Santa Rita do Passa Quatro (23)
- Santa Rosa de Viterbo (10)
- Santo Antonio da Alegria (1)
- São Carlos (113)
- São João Batista do Glória-MG (1)
- São João da Boa Vista (10)
- São Pedro da União-MG (1)
- São Sebastião da Grama (1)
- São Sebastião do Paraíso-MG (16)
- São Tomás de Aquino-MG (2)
- Serra Azul (5)
- Serrana (8)
- Sertãozinho (57)
 
São Carlos

Sumário / Índice
Escola de Engenharia de São Carlos – Usp – Os primeiros tempos 1948 a 1971
de NOSELLA, Paolo e BUFFA, éster
Ano: 2000
Nº de Páginas: 109 pp.
Editora:
Como acentuado na apresentação, este livro é o último de uma trilogia que se iniciou com o estudo da antiga Escola Normal de São Carlos, prosseguiu com a análise da Escola Profissional e se completa com este trabalho sobre a Escola de Engenharia, hoje integrada à USP. As articulações políticas e legislativas que levaram à aprovação da instalação da Faculdade de Engenharia de São Carlos teve como principal articulador o então Deputado Estadual Miguel Petrili. Projeto de sua iniciativa foi aprovado pela Assembléia Legislativa, houve o veto do Governador Adhemar de Barros, o qual acabou sendo derrubado. Assim o governador teve que assinar a Lei Estadual n. 161, de 24/9o/1948, que criava a Escola de Engenharia de São Carlos, como uma unidade da Universidade de São Paulo (EESC/USP) . A obra aborda, igualmente, o intenso trabalho do primeiro diretor, Prof. Theodoreto de Arruda Souto, nomeado em 1.952, para implantar as melhores instalações, como oficinas e laboratórios, para a contratação dos professores. Os primeiros docentes foram Achile Bassi, italiano; Altamiro Tibiriça Dias, Edmond Antoine Sylvestre Brun, francês, Hélio de Queiroz Duarte, Ivan de Queiroz Barros, Rino Curti, Robert Paul Devambé, francês e Ruy Osório de FreitasO início do curso em 1.953. A primeira sala de aula no edifício Casa d´ Itália, cedido pela Sociedade Dante Alighieri. Um marco da relação escola-aluno foi a fundação do Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira (CAASO), cujos estatutos foram aprovados pelo Conselho Universitário em 22/3/1954. Menciona, ainda, a doação pela Prefeitura da área então ocupadapelo Posto Zootécnico, para a construção do "Campus", inicialmente com 98 mil metros quadrados e que acabou sendo ampliada, com outras doações, para 350 mil metros quadrados. Relata a contratação de dezenas de outros professores, alguns estrangeiros. Informa que o primeiro edifício, no Campus, tinha 3.400 metros quadrados de área útil. No mais, o trabalho relata as atividades acadêmicas e esportivas dos alunos, a primeira formatura ocorrida no dia 17 de janeiro de 1.958, com grande solenidade e concorrida participação de autoridades. Apresenta, outrossim, as trajetórias dos formandos Carlos Eduardo de Almeida Meyer, Celino Eweerton de Avellar, Gerdal Marangoni, Ílio Montanari, João Batista Nogueira, José Ary Lollato, José Olavo de Azevedo, José Savério Lia,Marly Teresa Colagrossi Foschini, Munir Rachid, Nélio Gaioto, Rosalvo Ruffino, Swami Marcondes Villela e Wanderlei Belmiro Sverzut. Ainda segundo o livro, além dos cursos inicialmente implantados, o de engenharia civil e de engenharia mecânica, com o tempo outros cursos foram autorizados: engenharia elétrica ( 1.973), Engenharia de Produção( 1.971). Ainda a EESC desenvolveu, desde os primórdios, o mestrado e o doutorado. Através do IPAI - Instituto de Pesquisas e Aperfeiçoamento Industrial, a EESC tem prestado assistência técnica a entidades públicas e privadas.Vale destacar, ademais, o CPD - Centro de Processamento de Dados e a Biblioteca.
O autor Paolo Nosella nasceu na Itália (1942), onde se licenciou em Filosofia. Em 1967, veio ao Brasil, para trabalhar em educação popular, no Estado do Espírito Santo, criando as primeiras Escolas da Família Agrícola (EFAs) da Pedagogia da Alternância. Revalidou o curso de Filosofia na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), colando grau no ano de 1971. No ano seguinte, na mesma Instituição, colou grau de Bacharel em Teologia. Fez Mestrado e Doutorado em Filosofia da Educação na PUC/SP, respectivamente, nos anos de 1977 e 1981. Professor Titular em Filosofia da Educação na Universidade Federal de São Carlos/SP, onde trabalhou desde 1979 nos cursos de Pedagogia, Mestrado e Doutorado em Fundamentos da Educação. Nesta, foi Diretor do Centro de Educação e Ciências Humanas (1980-1984), Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação (1999-2000), Chefe do Departamento de Educação (2002-2005). Em Janeiro de 2007, se aposentou. Hoje integra o corpo docente do Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Universidade Nove de Julho de São Paulo (UNINOVE). Orienta Dissertações e Teses em Educação, em três linhas de pesquisa: Trabalho e Educação; Instituições Escolares; História e Teoria do Trabalho Docente e do Educador Social. Publicou artigos e ensaios sobre problemas da educação brasileira, em revistas especializadas. É autor de capítulo dos seguintes livros: Trabalho e Conhecimento; Educação e Cidadania; Trabalho, Educação e Prática Social; Educação como Ato Político Partidário; A Reinvenção do Futuro; Educação e Crise do Trabalho; Os Intelectuais na História da Infância. É co-autor dos livros: A Educação Negada: introdução ao estudo da educação brasileira contemporânea; Schola Mater: a antiga Escola Normal de São Carlos; A Escola Profissional de São Carlos; A Escola de Engenharia de São Carlos/USP; O Parque de Alta Tecnologia de São Carlos: a difícil integração universidade-empresa; Os professores não erram: ensaios de história e teoria sobre a Profissão de Mestre. É autor dos livros: Por que Mataram Santo Dias?; A Escola de Gramsci; O Centro Universitário de Jaraguá do Sul: uma história de ousadia e determinação; Qual Compromisso Político? ensaios sobre educação brasileira pós-ditadura. Estuda particularmente a produção teórica de Antonio Gramsci. Desde 1985, vêm realizando pesquisas, com o apoio do CNPq. Atualmente, desenvolve um projeto sobre Ensino Médio: formação ou profissionalização.
A autora Ester Buffa possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1966), mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1975) e doutorado em Ciências da Educação - Université Paris-Descartes (1979). É professora titular aposentada da UFSCar,SP. Atualmente é professor do PPGE - mestrado e doutorado - da Universidade Nove de Julho, SP. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, educação brasileira, história de instituições escolares, arquitetura, urbanismo e educação. É assessora ad hoc do CNPq, CAPES, INEP, FAPESP. É membro co conselho editorial de vários periódicos. Publicou vários livros e artigos. Recentemente, publicou seu primeiro livro de poesia. É bolsista produtividade do CNPq desde 1991.

voltar