Acessos: 2.516.246

de LEITE BRANDãO , Marco Antonio
Ano: 2012
Editora: do Autor
O Centro Acadêmico Armando de Salles Oliveira, mais conhecido como CAASO, é o órgão representativo de todos os alunos de graduação da USP São Carlos. O CAASO foi fundado no dia 22 de abril de 1953 pela primeira turma de alunos da embrionária Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) e recebeu este nome em homenagem ao governador do Estado de São Paulo que criou a Universidade de São Paulo. A par de sua importância nos movimentos estudantis, o CAASO sempre teve relevante participação no movimento cultural sãocarlense, principalmente através de seu grupo de teatro. O CAASO foi o local das primeiras reuniões, em 23 e 24 de junho de 1.965, da Comissão Organizadora que deu origem à FETAC, Federação de Teatro Amador do Centro do Estado de São Paulo, com sede em São Carlos, que congregaria os grupos amadores locais e da região e que desencadeou a “Era dos Festivais de Teatro Amador de São Carlos ( 1965-1976). A iniciativa de tal movimento deve-se a Névio Dias, então funcionário da USP, e que , posteriormente, escreveu “Memórias – O Teatro Amador no contexto cultural de São Carlos ( 1.965-1976) e Nagib Elchmer, Presidente do Conselho Estadual de Teatro. Recém-funda, de 28 a 30 de setembro de 1.965, a FETAC realiza o III Festival Amador do Estado de São Paulo, patrocinado pela Comissão Estadual de Teatro. O vencedor desse festival foi o GTESC – Grupo de Teatro da Escola de Engenharia, que se classificou para a etapa semifinal em Ribeirão Preto. Na sequência o autor aborda os demais Festivais Estaduais de Teatro Amador realizados até 1.976, bem como o II Festivas Nacional de Teatro Amador, realizado de 23 de abril a 17 de maio em São Carlos. Nesta obra, na parte inicial, o autor relembra que, em 2.001, a ONG Ramudá e o Grupo de Teatro Poronga produziram o musical “CAASÍADAS – CANTATA CARLOPOLITANA, um espetáculo musical, que foi apresentado em vários local de São Carlos, em datas diversas. Para tanto, o autor compôs mais de 150 poemas, com temas relacionados com as memórias do CAASO, de suas greves, de suas festas e apresentações teatrais, e da cidade de São Carlos, dos quais cerca de 20 foram musicados por Marcelo Andrade. Grande parte desses poemas é apresentada na obra, que, ainda, vem ilustrada com centenas de fotos da cidade e de alguns de seus eventos marcantes.
O autor Marco Antonio Leite Brandão é formado em História pela EESC-USP. Trabalha na Fundação Pró-Memória de São Carlos. Foi professor de História no Curso e Colégio CAASO. Além da presente obra, organizou vários trabalhos publicados como “O Bonde em São Carlos: Crônicas e Poemas”. Edufscar – Coleção Nossa História. 2005. “Postais do Tempo”. Crônicas de Eduardo Kebbe. Edufscar e Imprensa Oficial do Estado de São Paulo. 2007. “Páginas Euclidianas”, FPMSC, 2008; “São Carlos do Pinhal nos Tempos da Casa Grande & Senzala”, ed autor, 2008, Gráfica Guillen & Andrioli; Tocando o Bonde em São Carlos ( 2009), O Bonde no Balão do Bonde( 2009), Um Sol Nascente em São Carlos e Outros Poemas ( 2009), Um Sol Nascente em São Carlos 2 ( 2009), Um Sol Nascente em São Carlos 3 ( 2010) São Carlos No Escurinho do Cinema 2, ecos do Sol Nascente ( 2010), Almanaque de São Carlos ( 2011); Zuza, O Cigano do Futebol ( 2011), São Carlos -SP e os Cinemas de Outrora, e Almanaque de São Carlos II ( 2012)