Acessos: 2.506.578
Livros
A
B
C
D
F
G
I
J
L
M
N
O
P
R
S
T
U
V
 
- São Joaquim da Barra (14)
- São José da Bela Vista (3)
- São José do Rio Pardo (36)
- São Simão (15)
- Sacramento-MG (18)
- Sales Oliveira (7)
- Santa Cruz da Conceição (2)
- Santa Cruz da Esperança (3)
- Santa Cruz das Palmeiras (20)
- Santa Ernestina (2)
- Santa Lúcia (1)
- Santa Rita do Passa Quatro (23)
- Santa Rosa de Viterbo (10)
- Santo Antonio da Alegria (1)
- São Carlos (113)
- São João Batista do Glória-MG (1)
- São João da Boa Vista (10)
- São Pedro da União-MG (1)
- São Sebastião da Grama (1)
- São Sebastião do Paraíso-MG (16)
- São Tomás de Aquino-MG (2)
- Serra Azul (5)
- Serrana (8)
- Sertãozinho (57)
 
São Carlos

Sumário / Índice
Guia do Museu Asas De Um Sonho
de AMARO, João Francisco ; BONITATIBUS, Romeu A. e SOARES PEREZ, José Luiz
Ano:
Nº de Páginas: 80 pp.
Editora: Gráfica Multiformas
Catálogo-guia publicado sobre o Museu Aéreo TAM, estabelecido no Complexo Tecnológico da TAM, situado na Rod.SP318( S.Carlos-Rib. Preto) - Km 249,5, Município de São Carlos. A coleção começou em 1966, com a compra de um velho Cessna-195 de 1950 em um leilão da Infraero, e cresceu quando Rolim comprou a Helisul Táxi Aéreo, que possuía três aviões antigos vindos de Buenos Aires. Foi nesse momento que os dois irmãos tiveram a ideia de montar o museu.Rolim e João partiram de motocicleta para Argentina e Chile em busca dos antigos aviões dos fazendeiros. Compraram 15 aeronaves, na maioria modelos da década de 30. Para reformá-las, montaram uma oficina especializada no hangar de Jundiaí.
Agora só faltava encontrar o local para o museu. João foi a São Carlos e, quando pousou na pista da antiga Companhia Brasileira de Tratores, ficou convencido de que aquele seria o local ideal para o museu e para a construção do hangar de manutenção. Em 2000 foram iniciadas as obras. O projeto previa a construção de três hangares e a reforma do prédio para o museu de aviação, o museu Asas de um Sonho, hoje Museu TAM.
Os dois irmãos reuniram uma invejável coleção que incluía 43 aeronaves de 1920 a 1960. O acervo se enriqueceu com doações de clientes e fornecedores como a Airbus, que doou um biplano Beaker da década de 60, e a International Aero Engines, que ofereceu um jato de caça soviético Mig-15. Até a doação de duas pérolas que participaram de momentos cruciais na Segunda Guerra Mundial: o Spitfire da Rolls-Royce, de 1942, o mais valioso da coleção, e o Corsair da Pratt & Whitney, o mais antigo do mundo. As aquisições não pararam mais.
Além de ser um dos acervos mais importantes do mundo, com mais de 80 aeronaves, o museu conta a história singular de Rolim e da TAM. É a realização concreta e visível do grande sonho do comandante Rolim e a concretização mais evidente da sua paixão por aviação.
voltar