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São Carlos

Sumário / Índice
Revista da Escola Normal de São Carlos ( 1916-1923) - Um Estudo sobre Idéias e Práticas Educacionais
de BORGES DIAS, Enéias
Ano: 2009
Nº de Páginas: 156 pp.
Editora: do Autor
Trata-se de dissertação de mestrado apresentada ao Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp/Araraquara, como requisito para obtenção do título de Mestre em Educação. A Revista da Escola Normal de São Carlos foi publicada entre os anos de 1.916 e 1.923, objetivando apresentar discussões sobre métodos e processos de ensino, visando uma melhor formação dos educadores e eficiência do ensino e aprendizagem.Na estrutura do trabalho, o autor, no capítulo inicial, aborda alguns aspectos do contexto político e educacional das décadas de 1910 e 1.920, assinalando os reflexos, no país, da Primeira Grande Guerra, as emergência dos diversos movimentos nacionalistas, a extensão da instrução popular como instrumento de regeneração política e social e para a construção de uma identidades nacional. No capítulo 2, o autor aborda a criação da Escola Normal de São Carlos e trata dos aspectos de sua estrutura administrativa e pedagógica. No Capítulo 3, apresenta a Revista, com suas características materiais, aspectos técnicos e visuais, autores, colaboradores e formação acadêmica e freqüência na colaboração. No capítulo 4, o autor expõe, em detalhes, os autores e seus artigos, que versavam sobre o ensino de matérias, bem como sobre temas que objetivavam a formação do cidadão da República, em especial o ensino da língua pátria, da geografia e da história do Brasil. No Capítulo 6, analisa autores e artigos, cujos temas eram a evasão do homem do campo, o inchaço das cidades, higiene e saúde pública. No capitulo 6, examinou o autor o ponto de vista dos articulistas acerca da identidade nacional em face da imigração estrangeira. No capítulo 7, foram verificados os temas da formação moral e cívica das crianças, destacando-se as práticas intra e extra-escolares, sobretudo o escotismo. No último capítulo, o autor deteve-se na discussão sobre os modelos de ensino e concepções pedagógicas, tratando do combate ao analfabetismo e a melhoria do desempenho e eficiência da escola popular.
O autor Enéias Borges Dias é Mestre em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho- Unesp - Campus de Araraquara/SP (2009); graduado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - Campus de Assis/SP (2001). Atualmente é professor titular de cargo - PEB - II - História - Secretaria de Estado da Educação, aluno regularmente matriculado no curso de Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp - Campus de Araraquara/SP (2009). Fez Especialização Latu Senso - Cidadania e Cultura - pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, periodismo, escola nova, democratização, ensino e ensino e aprendizagem.
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