Acessos: 2.515.930
Livros
A
B
C
D
F
G
I
J
L
M
N
O
P
R
S
T
U
V
 
- São Joaquim da Barra (14)
- São José da Bela Vista (3)
- São José do Rio Pardo (36)
- São Simão (15)
- Sacramento-MG (18)
- Sales Oliveira (7)
- Santa Cruz da Conceição (2)
- Santa Cruz da Esperança (3)
- Santa Cruz das Palmeiras (20)
- Santa Ernestina (2)
- Santa Lúcia (1)
- Santa Rita do Passa Quatro (23)
- Santa Rosa de Viterbo (10)
- Santo Antonio da Alegria (1)
- São Carlos (113)
- São João Batista do Glória-MG (1)
- São João da Boa Vista (10)
- São Pedro da União-MG (1)
- São Sebastião da Grama (1)
- São Sebastião do Paraíso-MG (16)
- São Tomás de Aquino-MG (2)
- Serra Azul (5)
- Serrana (8)
- Sertãozinho (57)
 
São Carlos

Sumário / Índice
Zuza - O Cigano do Futebol - HQ
de MARCOLINO DA SILVA, José Carlos
Ano: 2013
Nº de Páginas: 28 pp.
Editora: Guariba Artes Gráficas e Editora Ltda.
Trata-se de uma revista em quadrinhos - HQ -com desenhos de José Carlos Marcolino da Silva, baseada no livro "Zuza - O Cigano do Futebol", de autoria do historiador Marco Antônio Leite Brandão. Como foi ressaltado por ocasião da elaboração da sinopse desse livro - postado na categoria esportes, de São Carlos, Luiz Estevam de Siqueira, conhecido por ZUZA, brilhou nos gramados paulistas. Foi revelado pelo São Carlos Football Club e pelo Ruy Barbosa, ambos de São Carlos. Jogador habilidoso, dono de grandes dribles, oportunista e voluntarioso, Zuza detinha, naquelas canelas finas, um chute poderoso para infelicidade dos goleiros. Tanto que estes, ao se defrontarem com os times em que Zuza jogava, perguntavam, preocupados: “O Zuza vai jogar?”
Era conhecido como o “Demônio Louro” do futebol paulista, e foi considerado o cigano do futebol, por haver atuado nos mais diversos times do interior, sendo freqüentemente convidado a disputar partidas amistosas. Contratado pelo Corinthians de São Paulo, sua grande façanha foi marcar 6 gols numa mesma partida, em 21 de maio de 1933, jogando contra o EC Sírio, em jogo que terminou 10 a 1. Possui o recorde com a camisa corintiana que até hoje está de pé.Foi o segundo artilheiro do campeonato, em 1932; em 1937 sagrou-se campeão paulista. Passou pelo São Paulo em 1938, onde não teve muita chance.Na sequência esteve no Rio Claro entre 1938 e 1939.Teve uma rápida passagem pelo Palestra Itália em 1940, onde em 10 jogos marcou 6 gols e foi Campeão Paulista. Foram apenas 10 jogos com a camisa do Verdão (6 vitórias, 2 empates, 2 derrotas), seis gols marcados e também a conquista de um Campeonato Paulista.Mais tarde, foi contratado pelo Guarani de Campinas e se sagrou campeão campineiro do interior. Até hoje é o maior artilheiro do Derby Campineiro com 18 gols. Ao depois, jogou pelo Expresso São Carlos, de São Carlos, e por alguns outros times do interior de São Paulo antes de pendurar as chuteiras.Era um jogador muito técnico e rápido, principalmente nas finalizações, jogava de centroavante, meia-direita e meia-esquerda.
O autor José Carlos Marcolino da Silva nasceu em Matão-SP. É formado em Filosofia e Ciências/Matemática.É historiador, contador de história, desenhista industrial e quadrinista. Como historiador desenvolveu tabalhos sobre a história de Dobrada-SP, com o título "História do Meu Bairro e da Minha Cidade. Como quadrinista desenvolveu inúmeros trabalhos em HQ, sobre Meio Ambiente, Reciclagem de Lixo, Combate à Dengue, etc. Mantém projeto de contação de histórias para crianças do Ensino Fundamental.
voltar