Como acentuado logo no início da obra, a história do crescimento de São Carlos, como da maioria cidades do estado de São Paulo, se confunde com a chegada e expansão da ferrovia, trazendo novas tecnologias, materiais, conhecimentos, pessoas, expansão dos lugares de hospedagem, do comércio e da indústria. O primeiro caminho de ferro, como lembrado foi a chegada a Companhia Rio Claro de Estradas de Ferro, inicialmente criada por destacados cafeicultores e que teve a administração inglesa (Rio Claro Railway) antes de ser adquirida pela Companhia Paulista de Estradas de Ferro em 1892. O período áureo, mantido pela cafeicultura, durou de 1892 a 1929. Assim que assumiu a concessão, a Cia Paulista derrubou a velha Estação de São Carlos e construiu uma nova e enorme estação em 1908 que foi inaugurada em 1912, para um melhor conforto dos passageiros, mantendo os serviços até que foi feita a reunificação das redes paulistas, pela estatal FEPASA, em 1971. O local serviu como estação ferroviária até 15/03/2001, ocasião em que houve a extinção do transporte de passageiros com destino a Araraquara. Desde julho de 2003, com a desativação completa da FEPASA, passou a abrigar os arquivos históricos da Prefeitura Municipal, um centro cultural e a sede da Fundação Pró-Memória, que tem cuidado da Estação, uma das mais belas do estado de São Paulo, com notável arquitetura. Com a privatização das ferrovias, por primeiro, os trens da ALL passou a apenas passar por ela os levando mercadorias e grãos. Com a fusão com a Rumo Logística o trânsito aumentou.
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