Acessos: 2.507.202
Livros
A
B
C
D
F
G
I
J
L
M
N
O
P
R
S
T
U
V
 
- Resende (2)
- Restinga (2)
- Ribeirão Bonito (3)
- Ribeirão Corrente (1)
- Ribeirão Preto (777)
- Rifaina (4)
- Rincão (3)
- Rio Claro (17)
 
Ribeirão Preto

Sumário / Índice
Gente de Festa e Folia - Patrimônio Cultural Imaterial de Ribeirão Preto
de DE FREITAS DIAS, Fernanda e DE FREITAS DIAS, Luiz Gustavo
Ano: 2011
Nº de Páginas: 170 pp.
Editora: Martingraf
Com a presente obra, os autores focalizaram a cultura popular e musicalidade em Ribeirão Preto, mas específicamente a Folia de Reis e o Afoxé, cuja celebração pública é denominada "festa".Daí o título do livro, cujo início distingue o patrimônio cultural material, que são edificações, obras e coisas, do patrimônio cultural imaterial, que se refere às expressões, práticas, técnicas, conhecimentos e representações. Neste ultimo contexto estão as representações da "Folia de Reis" e do "Afoxé". A primeira delas é a evocação da visita dos Reis Magos por ocasião do nascimento de Jesus. O seu forte apelo religioso, acrescido de toda encenação musical, impressionou o homem simples do campo, o "caipira", que a adotou como manifestação religiosa e cultural. Se a folia é identidade cultural do cristão, a "festa", celebrada através do Afoxé, com sua música, danças e vestimentas brancas, é a identidade cultural do Candomblé. Em Ribeirão Preto a tradição da Folia tem a ver com os migrantes, sobretudo aqueles procedentes de cidades paulistas vizinhas a Minas ( Santo Antonio da Alegria, Cajuru, Cássia dos Coqueiros, Altinópolis) e procedentes de Minas, Bahia e até mesmo do Paraná.Estão ativas na cidade as Companhias de Reis "Vitória, "Mineira de Ribeirão Preto", "Irmãos Adolfo", "Estrela da Guia", "Irmãos Vieira", "União" e "Irmãos Rodrigues". De cada uma delas foi traçado o perfil, notando-se que elas tem particularidades próprias. Quanto à manifestação popular "Afoxé", foram focalizadas as atividades do Centro Cultural Orùnmilá, fundado em 1.984, e que é o espaço cultural afro mais importante de Ribeirão Preto, na tradição Yorubá, oferecendo Oficinas, palestras, cursos e tendo participação efetiva em danças, no Carnaval e manifestações políticas. Na última parte da obra, os autores, propõem a introdução no ensino das escolas das manifestações da cultura popular, tendo por material expositivo, inclusive tudo aquilo que já se colheu sobre a "Folia" e a "Festa".
Autora Fernanda de Freitas Dias nasceu em Franca-SP. Formou-se em Ciências Sociais pela UFSCar, em 2005. Em 2.008, concluiu o Mestrado na área de Música, sub-área de Etnomusicologia, pela UNESP. Trabalho como gestora e produtora em projetos culturais apoiados por órgãós públicos.Desde o mestrado, realiza pesquisas sobre o Patrimônio Cultural Imaterial vinculado ao universo da cultura caipira, em temáticas como Samba de Bumbo, Folia de Reis, Congada, Música e Causos Caipiras.
O Autor Luís Gustavo de Freitas Dias nasceu em Franca-SP. É bacharel e licenciado em Geografia pela UNESP. É pesquisador de temas como Geografia Cultural, com ênfase em cultura afro-brasileira, arte-educação e alternativas para se trabalhar temas culturais em sala de aula. Em 2.009, obreve o primeiro lugar, na área de cultura, pela Pró-Reitoria de Extensão da Unesp, pelo desenvolvimento do projeto "A Afirmação da cultura africana como parte integrante da cultura brasileira". No ano de 2.011, foi gestor e produtor do projeto "Orgulho de Ser Caipira, apoiado pelo ProAC, da Secretaria da Cultura do estado de São Paulo.
voltar