Acessos: 2.507.107

- Rincão (3)
- Rio Claro (17)

Ribeirão Preto

Jubileu de Brilhante - Os 75 Anos da Associação Musical de Ribeirão Preto - 1938-2013, mantenedora da Orquestra Sinfônica
de FERRAZ JR., e HADDAD, Gisele Laura
Ano: 2013
Editora: Coruja
Merecidamente, a Associação Musical de Ribeirão Preto, mantenedora da Orquestra Sinfônica, tem visto , reunidos em torno de si, alguns importantes estudos de sua trajetória. Assim é que foi objeto do folheto da Revista Revide n. 119, em texto de José Rubens da Silva, 16 p. Editora Mic Editorial Ltda. Em 1.989, foi lançado o livro “50 Anos de Orquestra Sinfônica em Ribeirão Preto – 1938-1988, da saudosa Myriam de Souza Strambi, ed.Legis Summa, 1989. 148p. Em 2.007, Ferraz Jr. apresentou, por ocasião da conclusão do curso de especialização em História, Cultura e Sociedade, no Centro Universítário Barão de Mauá, o trabalho “A Criação da Orquestra Sinfônica na Ribeirão Preto dos anos de 1.930”. Por sua vez, em 2.009, Gisele Laura Haddad apresentou, ao concluir o mestrado no Instituto de Artes da UNESP, a dissertação “Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto: Representações e Significado Social”, que veio a se transformar no livro n. 5, da Coleção Nossa História, editado pela Fundação Feira do Livro. A presente obra, um primor de editoração feita pela Editora Coruja, funde, como explicam os autores, aqueles acima citados trabalhos acadêmicos, resultado que ainda foi enriquecido por informações colhidas nas pesquisas e na obra de Myriam de Souza Strambi e complementado por outras pesquisas realizadas na história de Ribeirão Preto e nos arquivos da própria entidade homenageada. Como se pode observar do extenso e completo sumário a pesquisa é histórica, musical, expõe a preocupação da Associação com a difusão e ensino da arte musical, com a preservação da memória e com a manutenção de importantes arquivos, com a profissionalização da Orquestra Sinfônica. O trabalho é igualmente enriquecido com o testemunho de personalidades da cidade, maestros, músicos, sócios, patrocinadores e apoiadores.
Autora: Gisele Laura Haddad é Mestre em Música pelo Instituo de Artes-Unesp/SP. É membro do Grupo de Pesquisas do CNPq intitulado ""Musicologia Histórica Brasileira".É graduada em Administração pela Instituição Moura Lacerda. É formada em curso técnico de Piano pela Escola de Artes Heitor-Villa Lobos e em Piano Popular pelo Centro de Estudos Musicais Tom Jobim de São Paulo. Desde 1.991, é professora de música em diversas escolas e conservatórios de Ribeirão Preto. Em 1.997 fundou a Harmonia Ensino Musical, onde leciona piano e teclado. É, também, professora do curso de Licenciatura Plena em Música da UNAERP. Atua, desde 2.006. na recuperação, limpeza e organização do Arquivo Histórico da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto.
Autor: José Pedrosa Ferraz Júnior nasceu em Campina Grande-PB, no dia 24 de fevereiro de 1.962. Formou-se em Comunicação Social pela Universidade Federal de Pernambuco-SP, em Recife. Ainda na Faculdade, estagiou no Diário de Pernambuco e na Rádio Clube de Pernambuco. Escreveu no Jornal do Commercio, de Recife, Correio do Povo, de Porto Alegre, Diário do Grande ABC, de Santo Andre-SP, Na Folha de São Paulo/Caderno ABCD, Gazeta Mercantil, em Ribeirão Preto e Maceió, e no jornal A Cidade, em Ribeirão Preto, onde chegou para trabalhar na EPTV e, depois, na TV Record. Na televisão, trabalhou ainda na TV Manchete,em Recife, na TV Pampa e Educativa, em Porto Alebre e fez alguns frilas para a TC Cultura, em São Paulo. Nesta ocasião em que lança o presente livro, trabalha na Radio e TV USP, do Serviço de Comunicação Social da Prefeitura do Campus da Usp de Rib. Preto. Foi autor do livro biográfico “Corre Maria! A Vontade de Vencer, lançado em 2.005, que narra a trajetória da atleta Maria Zeferina Rodrigues Baldaia.