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Você Sabia?
 
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VOCÊ SABIA...que, neste dia 03 de julho, em 1999, foi extinto o SISTEMA DE TRANSPORTE TRÓLEBUS em Ribeirão Preto?  Evocando os fatos, por volta de 1978, o Ministério dos Transportes, através da Empresa Brasileira de Transportes Urbanos – EBTU e o BNDE (atual BNDES) incentivou esse tipo de transporte, tendo sido criados os  sistemas de Ribeirão Preto e de Rio Claro, além do Corredor Metropolitano São Mateus - Jabaquara, na Região Metropolitana de São Paulo.  No nosso caso, foi criada a empresa de economia mista TRANSERP, em 1980, para fazer a gestão  desse serviço e, logo em 1981, foram implantados todos os equipamentos (estações, oficinas, postes e cabos)  e adquiridos 22 veículos, fornecidos pela empresa Mafersa, com carroceria Caio e sistemas elétricos Villares. Houve a inauguração solene em 30 de abril de 1982, juntamente com a linha 207, ligando a garagem, no Jardim Presidente Dutra, ao centro da cidade. Os primeiros trólebus tinham as cores azul e branca. Em 24 de julho de 1982, começou a funcionar comercialmente, sendo o décimo segundo do país e o trigésimo segundo da América Latina. Em 07/08/1983, o serviço foi estendido para o Jardim Independência; em 15/04/1984, para a Vila Virgínia; em 01/12/1988, inaugurada a linha do Hospital das Clínicas e, em 15/06/1992, foi contemplado o Jardim Iguatemi.  Com o aumento de passageiros e dado o alto valor dos trólebus, em 1992, foram adquiridos 16 ônibus, a diesel. Em 1996, com o aumento da energia elétrica e grande oferta de gasolina, diesel e álcool cogitou-se a retirada dos trólebus de circulação, tendo sido adquiridos mais 6 ônibus a diesel. A extinção do sistema deu-se em 03 de julho de 1999, tendo sido os veículos vendidos para Recife-PE. Além da má gestão, contribuiu para o fim dos trólebus a chamada "redução do tamanho do Estado", implementada através de privatizações. Assim, esses veículos foram gradativamente sendo deixados de lado e desativados no Brasil, dada a falta de interesse dos empresários nacionais. Antes de Ribeirão, havia sido extinto o sistema de Rio Claro, em 1993. A seguir, encerraram os de Araraquara, em 2000, e o de Recife,  em 2001. Por aqui e nesses outros locais, o transporte urbano de passageiros passou a ser efetuado totalmente por ônibus, e por empresas privadas. Por conseguinte, a empresa TRANSERP passou a exercer exclusivamente a função de gestora do transporte coletivo urbano até maio de 2000, quando passou a incorporar as atividades pertinentes à gestão do trânsito na malha viária municipal, atuando nas áreas de engenharia de tráfego, educação para o trânsito e fiscalização, sendo esta por meio de convênio com a Policia Militar do Estado de São Paulo. Com essas novas atribuições, a TRANSERP passou a denominar-se Empresa de Trânsito e Transporte Urbano de Ribeirão Preto S/A, sendo que, desde agosto de 2004, dispõe de equipe própria de agentes civis de trânsito, que atua na operação e na fiscalização do tráfego nas vias urbanas. Atualmente, cogita-se a volta de ônibus elétrico a bateria, estando sendo realizado testes.

VEJA DOCUMENTÁRIO DE AUTORIA DE PAULO LOURENÇO, EM VÍDEO, SOBRE A IMPLANTAÇÃO E A EXTINÇÃO DO SISTEMA DE TRANSPORTE URBANO POR TRÓLEBUS  EM RIBEIRÃO PRETO, NO LINK ABAIXO:

https://www.youtube.com/watch?v=L3R5HHU2MQk&t=11s

VEJA VÍDEO SOBRE OS TRÓLEBUS, EM 1991, NO LINK: 

VÍDEO DO FIM DOS TRÓLEBUS – Reportagem da EPTV Ribeirão - Julho de 1999

https://www.youtube.com/watch?v=EocjRIcj9Xc

VÍDEO DE APRESENTAÇÃO DE ÔNIBUS ELÉTRICO A BATERIA

https://www.youtube.com/watch?v=YAAsPauAsAU