VOCÊ SABIA...que, neste 20 de novembro, comemora-se o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA? É uma data especialmente importante para o Brasil, ocasião em que devemos refletir sobre toda iniquidade praticada contra esse povo, a partir da escravidão, que acabou tendo um desfecho trágico com a improvisada abolição, e que, de certa forma, os seus impactos se mantém até os dias atuais, com inexplicável lentidão inclusiva e inegável preconceito. Ainda tem uma grande parte da população, e mesmo gente do Poder Público, que não reconhecem a particularidade da cultura negra, fazendo pouco caso de suas manifestações, achando-as folclóricas e estranhas. Assim é que, no dia de hoje, devemos meditar sobre a condição social do negro, o preconceito, a evolução do movimento de afirmação, através da consolidação da identidade cultural e política, avaliando se corretas ou não a política de ações integrativas que tem sido implementadas, principalmente a questão das cotas étnicas. Importante nos afigura, ainda, verificar se o país tem feito os investimentos necessários para melhorar o nível de emprego e renda de sua população em geral e principalmente o Ensino Público, o que certamente beneficiaria a todos, indistintamente. Da mesma forma, é de se pensar no aperfeiçoamento da Justiça, para que dela se afaste a pecha de que condena mais negros do que brancos. E, mais nessa linha, que se volte os olhares, com mais acuidade, para a situação carcerária e de execução da pena, para se dar um melhor tratamento àqueles que se desviam da boa convivência social. Considerável tem sido a evolução do movimento de afirmação do povo afrodescendente, no esforço próprio de agregar pessoas, avivar os costumes, a história e manifestações culturais, os quais, criando uma identidade, possam proporcionar às criança, sobretudo, o orgulho de ser de sua cor, dando-lhe a força necessária para a resistência ao preconceito, afastando-a do “complexo de Michael Jackson”( querer parecer branco). Em Ribeirão Preto, dentre outras, temos visto a afirmação dessa identidade cultural com a manifestação popular "Afoxé", desenvolvida pelo Centro Cultural Orùnmilá, fundado em 1984, e que é o espaço cultural afro mais importante da cidade na tradição Yorubá, oferecendo Oficinas, palestras, cursos e tendo participação efetiva em danças, no Carnaval e manifestações políticas. De qualquer forma, embora esteja correto o entendimento de que a cultura negra tem a sua particularidade, sendo importante a sua agregação em entidades, não deve ser olvidada a integração de etnias , como, aliás, tem acontecido nas manifestações religiosas, no Carnaval, nas Congadas, no Futebol e outros eventos dessa natureza. CONFIRA, a propósito dessas questões, as sinopses das obras: “O Patrimônio histórico afro-brasileiro da Ribeirão Preto do século XX”, de Sérgio Luiz de Souza; “Sancas e Marimbas: A Saga do Terreirão ( História do 13 de Maio Futebol Clube) – Sacramento-MG; “O Negro do Protesto” (Biografia do poeta Carlos de Assumpção), de Luiz Cruz de Oliveira – Franca-SP; “(Re)vivências Negras: Entre Batuques, Bailados e Devoções. Práticas Culturais no Interior Paulista ( 1910-1950)” de Sérgio Luiz de Souza ; “Gente de Festa e Folia. Patrimônio Cultural Imaterial de Ribeirão Preto”, de Fernanda de Freitas Dias e Gustavo de Freitas Dias; “Identidade: O Tempo como Senhor da História”( Genealogia da Família), de Odete Dias da Silva; “Escola, Socialização e Cidadania: Um Estudo da Criança Negra Numa Escola Pública de São Carlos”, de Ademil Lopes e “Diário de Bitita”, de Carolina Maria de Jesus – Sacramento, postadas no website www.plataformaverri.com.br. LINKS: