Acessos: 2.505.828

VOCÊ SABIA...que, no dia 25 de abril de 1934, foi fundado o CENTRO MÉDICO DE RIBEIRÃO PRETO? Após algumas reuniões, um grupo de 27 jovens médicos decidiu pela fundação do Centro Médico de Ribeirão Preto. O objetivo era estimular a cultura médica; pugnar pela defesa e união da classe médica; prestar assistência moral e material aos seus associados. Os sócios-fundadores foram os médicos Orlando da Veiga Sampaio, Pedro Falcão, Eugênio Rocha Ferreira, Antônio Alves Passig, José Severo de Lima, Roberto Taranto, Joel Carneiro de Albuquerque, Alberto de Oliveira, Luiz Tinoco Cabral, José O. Meira, Waldemar Rosa dos Santos, Gumercindo Velludo, Avelino Alves Palma, Oscar de Figueiredo, Lourenço Cyrilo, Oswaldo Urioste, Eurico de Assis Tavares, Isaac Theodoro de Lima, Arnaldo Bacellar, Francisco Hora Prata, Antonio Ferreira de Carvalho, Luiz Leite Lopes, Ataliba Amaral de Araújo, Orlando Vairo, Arthur Mendonça Vasconcellos, Henrique de Moraes e Oreste de Moura Pinto. A primeira diretoria, eleita na Assembleia de Fundação, teve como presidente: Luiz Tinoco Cabral; vice-presidente: Eugênio Rocha Ferreira; 1º secretário: Joel Carneiro de Albuquerque; 2º secretário: Antonio Alves Passig; 1º tesoureiro: Eurico de Assis Tavares; 2º tesoureiro: Oscar de Figueiredo e bibliotecário: Gumercindo Velludo. Nas gestões presididas pelo Dr. Cesário Horta ( 1948-1950) e pelo Dr. Paulo Gomes Romeo ( 1950-1952) foram feitas as principais articulações com as forças vivas da cidade e do mundo político estadual, para a instalação da Faculdade de Medicina da USP.  Institucionalmente, o Centro Médico de Ribeirão Preto é uma sociedade civil de duração ilimitada, sem fins lucrativos, apresentando-se como entidade regional da Associação Paulista de Medicina (APM). É reconhecido como órgão de utilidade pública municipal (Lei nº 147 de 04/07/1950), estadual (Lei nº 8.621 de 11/01/1965 publicada em 13/01/1965) e inscrito no Conselho Nacional de Serviço Social (Processo nº 23002.003.441/90-41 - Seção realizada em 18/02/1991). A entidade congrega médicos de Ribeirão Preto e das cidades de Altinópolis, Barrinha, Batatais, Brodowski, Cajuru, Cravinhos, Dumont, Jardinópolis, Pitangueiras, Pontal, Pradópolis, Santa Rita do Passa Quatro, São Simão, Serra Azul, Serrana e Sertãozinho. A primeira sede funcionou, de 1934 a 1938,  em uma casa alugada situada à rua Américo Brasiliense, n°46,  defronte à Catedral Metropolitana. Depois, de 1939 a 1946, mudou-se para a rua General Osório, n°137, até que foi construída a primeira sede própria à rua Tibiriçá, entre as ruas General Osório e São Sebastião, transferindo-se para a atual sede, com amplas e modernas instalações da rua Thomaz Nogueira Gaia, 1.275, no Jardim Irajá.  O Centro Médico ocupa um terreno de 9.002,47 m2, que foi doado pela Prefeitura, com instalações administrativas, auditório, salão de festas, academia e quadras esportivas. O Museu da Medicina, criado pelo Centro Médico, em 2000, disponibiliza aos visitantes um riquíssimo acervo histórico com documentos, fotos, instrumentais e aparelhos médicos antigos.