Acessos: 2.505.923

de SIQUEIRA CARVALHO, Selma
Ano: 1987
Editora: do Autor
Trata-se de dissertação apresentada para obtenção do grau de Mestre em Ciências Sociais, junto à Pontifíca Universidade Católica de São Paulo.Com base em pesquisa em processos, documentos, reportagens jornalísticas, entrevistas e obras escritas, a autora faz um estudo completo do ambiente em que viveu e acabou agindo, como fora-da-lei, Diogo da Rocha Figueira, o Dioguinho. Natural de Botucatú-SP, como tantos outros, veio para a região, em busca de trabalho na então promissora e grande produtora de café São Simão, na década de 80, do século 19. Teve participação na vida social da cidade, chegando a assinar a ata de fundação do Partido Republicano, acabando por se dedicar à práticas delituosas, na maioria das vezes incentivado pelos fazendeiros e detentores do poder.Na estruturação do trabalho, a autora elaborou quatro capítulos. O primeiro introduz o leitor no contexto histórico, cuja relação de mando e poder criava a necessidade da existência da figura do capanga ou elemento que fazia o "serviço sujo", a indicar a fraqueza do Estado na solução dos conflitos. o segundo capítulo trata do perfil biográfico de Diogo da Silva Rocha, sua condição de vida e de trabalho. No terceiro capítulo, se apresentam as questões da mão-de-obra no complexo cafeeiro, inclusive a contratação dos serviços da bandidagem. o quarto e último capítulo aborda alguns aspectos dos sustentáculos ideológicos da relação mandante-mandatários e da ambiguidade e limites desse dizer e fazer.
A autora Selma Siqueira Carvalho possui graduação em História pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas Usp (1974), graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Santo André (1970), mestrado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo(1987), ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Grupo Escolar Puiggari (1957), ensino-fundamental-primeiro-grau pelo Intituto Feminino de Educação Padre Anchieta (1961) e ensino-medio-segundo-grau pelo Instituto de Educação Padre Anchieta (1964). Atualmente é funcionária da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Saúde e da Doença.