Acessos: 2.500.651
Livros
A
B
C
D
F
G
I
J
L
M
N
O
P
R
S
T
U
V
 
- São Joaquim da Barra (14)
- São José da Bela Vista (3)
- São José do Rio Pardo (36)
- São Simão (15)
- Sacramento-MG (18)
- Sales Oliveira (7)
- Santa Cruz da Conceição (2)
- Santa Cruz da Esperança (3)
- Santa Cruz das Palmeiras (19)
- Santa Ernestina (2)
- Santa Lúcia (1)
- Santa Rita do Passa Quatro (23)
- Santa Rosa de Viterbo (10)
- Santo Antonio da Alegria (1)
- São Carlos (113)
- São João Batista do Glória-MG (1)
- São João da Boa Vista (10)
- São Pedro da União-MG (1)
- São Sebastião da Grama (1)
- São Sebastião do Paraíso-MG (16)
- São Tomás de Aquino-MG (2)
- Serra Azul (5)
- Serrana (8)
- Sertãozinho (57)
 
São Carlos

Sumário / Índice
Escola, Socialização e Cidadania: Um Estudo da Criança Negra Numa Escola Pública de São Carlos
de LOPES, Ademil
Ano: 1995
Nº de Páginas: 145 pp.
Editora: Editora da UFSCar
A obra originou-se da tese de Mestrado em Educação, com o mesmo título, defendida, junto à Universidade Federal de São Carlos, UFSCAR, em 1995, tendo por orientadora a ProfªDrª. Petronilha B G Silva.
Afro-descencente, seu pai foi um dos fundadores do tradicional Clube Flor de Maio, que agrega os negros de São Carlos, o autor focaliza a condição social do negro, o preconceito racial, a evolução do movimento de afirmação, sobretudo na parte de criação de uma identidade étnica e política, a deficiência da escola pública, concluíndo por propor uma reestruturação curricular do ensino público, do fundamental ao superior, como forma de resistência ao preconceito racial.A respeito da condição de sua raça, o autor, no item "O que na sala de aula não se contra sobre a história social do negro", faz desfilar toda a iniquidade praticada contra esse povo, a partir da escravidão, que teve continuidade apesar da abolição, mantida até os dias atuais, com o inegável preconceito. Faz veemente crítica à escola pública por não reconhecer a particularidade da cultura negra, por fazer pouco caso de suas manifestações, achando-as folclóricas e estranhas. A crítica ao ensino público também tem a ver com a sua estrutura e interesse de seus agentes. Nessa parte, cita trechos do livro "Orminda", do escritor espírita J.B.Garcia, com críticas contundentes ao sistema. Sobre a evolução do movimento de afirmação de seu povo, o autor aponta os progressos no sentido de agregar pessoas, avivar os costumes, a história e manifestações culturais, os quais, criando uma identidade, possam proporcionar às criança, sobretudo, o orgulho de ser um afro-descendente, dando-lhe a força necessária para a resistência ao preconceito, afastando-a do complexo de Michael Jackson. Por fim, na conclusão, como proposta da estruturação curricular, o que se observa é que o autor não foi tão corporativista ou radical. Propõe o respeito à cultura negra, sobretudo nas escolas de maioria negra, como aquela da Vila Pureza, em São Carlos, sem, contudo, isolar a criança daquelas de outras etnias.
O autor Ademil Lopes possui graduação em Licenciatura Em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1971) , mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (1995) , doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e aperfeicoamento em Pós Graduação Em Antropologia pela Universidade de São Paulo (1979) . Atualmente é Professor Assistente Doutor da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: memória, história, sociabilidade.
.
voltar