Acessos: 938636
Livros
A
B
C
D
F
G
I
J
L
M
N
O
P
R
S
T
U
V
 
- Resende (2)
- Restinga (2)
- Ribeirão Bonito (3)
- Ribeirão Corrente (1)
- Ribeirão Preto (641)
- Rifaina (4)
- Rincão (3)
- Rio Claro (15)
 
Ribeirão Preto
Sumário / Índice
A Barca de Gleyre - Tomo 1
de MONTEIRO LOBATO, José Bento Renato
Ano: 1944
Nº de Páginas: 0 pp.
Editora:
A partir de 1903, Monteiro Lobato iniciou intensa correspondência com o escritor mineiro, de Três Corações, José Godofredo de Moura Rangel. Em 1.907, Monteiro Lobato, já consagrado autor, empreendeu viagem pelo interior de São Paulo, correndo as linhas das Estradas de Ferro Paulista, Mogiana e Sorocabana. A propósito desta região, sobretudo quanto à pujança econômica de Ribeirão Preto e de sua vida noturna, assim se manifestou em carta dirigida ao amigo
Rangel:
Estou seriamente endividado para consigo, em cartas, livros, cumprimento de promessas, pedaço do Queijo... Mas explica-se a má finança. O mês de dezembro, passei-o todo fora daqui, em S.Paulo e no Oeste. Corri as linhas da Paulista,Mogiana e Sorocabana, com paradas nas inconcebíveis cidades que da noite pro dia o Café criou - S.Carlos, um lugarejo de ontem, hoje com 40 mil almas; Ribeirão Preto, com 60 mil; Araraquara, Piracicaba a formosa e outras. Vim de lá maravilhado e todo semeado de coragem novas, pois em toda região da Terra Roxa - um puro oxido de ferro - recebi nas ventas um bafo de seiva, com pronunciado sabor de riqueza latente.
Em Ribeirão Preto, a colheita do município foi o ano passado de 4 e meio milhões de arrobas - coisa fabulosa e nunca vista. Um fazendeiro, o Schmidt, colheu, só ele, 900.000 arrobas. Costumes, hábitos, idéias, tudo lá é diferente destas nossas cidades do velho S.Paulo e da tua Minas. Em Ribeirão Preto dizem que há 800 "mulheres da vida", todas "estrangeiras e caras". Ninguém "ama" alí o nacional. O Moulin Rouge funciona há 12 anos e importa champanha e francesas diretamente.
Tenho que estacionar lá também, Rangel. Estou apertando minhas cunhas para ser nomeado para Ribeirão ou coisa equivalente.
Taubaté, 18.1.1907.
voltar