Acessos: 2.500.689
Livros
A
B
C
D
F
G
I
J
L
M
N
O
P
R
S
T
U
V
 
- Resende (2)
- Restinga (2)
- Ribeirão Bonito (3)
- Ribeirão Corrente (1)
- Ribeirão Preto (776)
- Rifaina (4)
- Rincão (3)
- Rio Claro (17)
 
Ribeirão Preto

Sumário / Índice
(Re)Vivências Negras: Entre Batuques, Bailados e Devoções - Práticas Culturais e Territórios Negros no Interior Paulista (1910-1950)
de DE SOUZA, Sérgio Luiz
Ano: 2007
Nº de Páginas: 229 pp.
Editora:
O Livro decorre da dissertação de mestrado, com o mesmo nome, apresentado no Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Faculdade de Ciências e Letras da Unesp - Campus de Araraquara, concluído em 2.005.
O objetivo do trabalho acadêmico, repercutido no livro, foi refletir sobre as realidades culturais negras na sociedade brasileira e, especificamente, em Ribeirão Preto, no período situado entre as décadas de 1.910 e 1.950. Foram avaliadas as manifestações socio-culturais das populações negras, em meio às circunstâncias de dominação a que estavam submetidas. Através de pesquisas em jornais e, principalmente, relatos orais, o autor desvendou os espaços de convivência da população negra em Ribeirão Preto e o relacionamento entre a população negra e os outros grupos sociais na construção da história da cidade.Assim é que o autor acabou por constatar vivências dos afro-ribeirãopretanos na Praça XV, em seu território situado entre as ruas Duque de Caxias e Visconde de Inhaúma e, ainda, na região "além rios", nos bairros, em forma de associação cultural, como cateretês, Folia de Reis, festas juninas, obviamente o Carnaval e outras manifestações. Mais especificamente o autor aborda um pedaço de vivências negras no bairro do Bom Retiro, também conhecido como Bangu. O autor aborda, igualmente o contato com as práticas da religiosidade dos afros locais em suas festas de Santo Antonio e em sua relação com São Benedito, marcada pelas festas e pelas procissões. Lembra, também, das Sociedades Negras que, com a organização de seus bailes, festivais, times de futebol e outras práticas, converteram-se em importantes locais de afirmação sociocultural e da constituição da territoriedade negra na cidade. Por fim, toca na "Ribeirão Negra", acompanhados pelas sociedades recreativas e carnavalescas com seus bailes e blocos de carnaval, sob o ritmo de seus tambores, com suas rainhas e príncipes, a transformar em "continente negro de densidade simbólica" as ruas de Ribeirão Preto.
O autor: Sérgio Luiz de Souza é graduado em Engenharia Química pela Unaerp e em História pela Uni-Mauá, em Ribeirão Preto. Concluíu Mestrado em Sociologia pela Faculdade de Ciências e letras da Unesp-Araraquara, onde também realizou seu Doutorado no mesmo programa de pós-graduação. Na atualidade é Pesquisador Associado junto ao CLADIN ( Centro de Estudos das Línguas e Culturas da Diáspora negra) e ao LEAD ( Laboratório de Estudos afro-brasileiro e da Diversidade) ambos na Unesp. Leciona História no Ensino Médio da Rede Estadual Paulista. Também é professor na Uniesp-Ribeirão Preto, onde ministra Sociologia, História Econômica e outras disciplinas. Membro da Rede de Cooperação Identidades Culturais sob a coordenação da Secretaria da Cultura de Ribeirão Preto e do IPHAN. É autor do livro "O Patrimônio histórico afro-brasileiro na Ribeirão Preto do século XX"
voltar